Alimentos proibidos
-
Qualquer sal iodado, produtos ultraprocessados como salgadinhos batata frita, temperos industrializados, carnes defumadas, salgadas ou de sol, frios, embutidos, todos os tipos de peixes e frutos do mar, gema de ovo, molhos industrializados, margarina, óleo de soja, sorvetes, leites e derivados, frutas secas, alimentos enlatados (azeitona, ervilha, milho, etc), pães industrializados (forma, bisnaquinhas, sovado etc), preparações prontas para consumo, bebidas alcoolicas, e chás de caixinha entre outras especificações de alimentos industrializados
Alimentos recomendados
-
Sal SEM iodo, carnes bovina, ave ou porco frescas, clara de ovo, óleo de milho, ou girassol ou azeite, vinagre, molhos para salada caseiros, sucos e frutas naturais, alface, batata (evite a casca), cenoura, cebola, chuchu, pepino e tomate, pães, biscoitos e bolos caseiros (feitos sem sal iodado), arroz, feijão, milho, trigo, açúcar, mel, geleia doces de frutas caseiros, café filtrado, água de coco natural, chá caseiro.
Cardápio
Café da manhã
-
Pão caseiro com clara de ovo frita com óleo de girassol. (sem sal iodado)
-
Café ou chá caseiro ou suco fruta
-
Fruta
Almoço
-
Arroz, feijão, carne (bovina, ave ou porco) – não usar peixes
-
Batata refogada na frigideira com azeite, alho e cebola
-
Salada de pepino
-
Suco de laranja natural
Lanche da tarde
-
Biscoito caseiro ou bolo caseiro (sem usar a gema do ovo)
-
Chá caseiro ou suco natural
Jantar
-
Arroz, feijão, carne (bovina, ave ou porco) – não usar peixes
-
Cenoura cozida e refogada no azeite
-
Salada alface e tomate
-
Suco natural
CEIA
-
Chá caseiro
-
Bolo de caco (sem usar gema de ovo, margarina)
Definição
-
O iodo é um elemento essencial para a formação de hormônios tireoidianos, que são fundamentais no desenvolvimento fetal, na regulação metabólica das células e no crescimento físico e neurológico dos seres humanos. Trata-se de um micronutriente intrínseco em muitos alimentos, porém muito comum em alimentos que levam sal durante a preparação, produção, fabricação ou durante os processos de cozimento dos alimentos no lar ou em restaurantes, lanchonetes, cantinas, supermercados, ou na indústria de alimentos.
Importância da dieta
-
Tratamentos com iodo são referência na literatura para doenças relacionadas a tireoide. Com objetivo de potencializar os resultados do tratamento, a dieta com restrição em iodo é bem fundamentada pelos estudos e pode contribuir para efeitos positivos no tratamento. de patologias da tireoide. Segundo certo laboratório é recomenda-se ao paciente fazer uso da dieta com restrição em iodo pelo menos duas semanas antes do procedimento.
Recomendações gerais para a dieta com controle de iodo
-
Faça refeições em casa, onde você tem certeza dos ingredientes usados na alimentação.
-
Restrinja alimentos industrializados, pois muitos tem em sua composição sal e pode ser sal iodado.
-
Se possível compre sal NÃO iodado. Para isso é essencial ler o rótulo. A compra desse produto via internet, pode não ser o produto que você precisa. Prefira farmácia de manipulação de sua confiança.
-
Utilize temperos secos e frescos como técnica de aprimorar o sabor da comida e reduzir ou eliminar o consumo do sal.
-
Duas semanas antes do tratamento a dieta deve ser administrada, e após o tratamento é indicado continuar com as recomendações durante o período recomendado pelo médico.
-
Alimentos como peixes e frutos do mar apresentam os maiores níveis de iodo.
-
Ao comprar qualquer alimento em supermercados, consulte o rótulo e verifique a presença de sódio. Pode ser que o iodo esteja associado ao sódio e devido a quantidade ser baixa, não vai aparecer no rótulo.
Referências
-
cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v71n2/v71n2a16.pdf
-
http://endocrinologiaclinica.com.br/artigos/dieta-restricao-de-iodo/
-
https://revista.nutricion.org/PDF/NUTRICION-37-4_(3).pdf#page=29
-
https://www.scielo.br/j/rn/a/vvgxg9zRSLbXbWwgLnRqpyc/?format=pdf&lang=en