Dieta Líquida
A dieta líquida, é essencial ter a consistência como o próprio nome diz LÍQUIDA. Nessa dieta nenhum pedaço é tolerado, e a consistência precisa ser capaz de ser ingerida através de canudo.
Essa dieta é de baixíssima caloria, e contra indicada para período superior a três dias, porque o risco de desnutrição é grande. Caso um paciente seja necessário ficar por período superior, é indicado uso de suplemento a fim de complementar as necessidades nutricionais.
Alimentos que podem compor essa dieta: Sopa , batida, e liquidificada e até coada, de modo a ficar em condições de passar por canudo, além de caldos, chás, sucos naturais, vitaminas , gelatina.
Obs.: A gelatina ao entrar em contato com a boca, torna-se líquida.
Consulte o nutricionista
Indicação
A dieta líquida é indicada para pessoas com dificuldades graes de mastigação, e deglutição, em caso de problemas graves, ou pré preparo de cirurgias e exames.
Essa dieta é indicada como pré preparo de colonoscopia, neste caso deve-se evitar alimentos de cores vermelhas ou escuras, como gelatina de uva e morango, preparação com beterraba, etc.
Cardápio
CAFÉ DA MANHÃ OU LANCHES E/OU CEIA
Sirva 01 porção de qualquer alimento sugerido abaixo ou outros de acordo com a refeição
-
Café com leite ou chá ou vitamina, ou suco
-
Gelatina ou iogurte fino
-
Mingau fino
ALMOÇO OU JANTAR
-
Sopa líquida batida e coada
-
Caldo de feijão
-
Gelatina
-
Suco de fruta natural
Conclusão
Nessa dieta evite alimentos com pedaços, mantenha alimentos líquidos em condições de usar canudos, além de alimentos que ao colocar na boca, se desmanche como a gelatina.
Click e marque uma consulta